Chá de Oliveira - Benefícios

  • 6/17/2014 07:00:00 AM
  • By Resenha Feminina
  • 1 Comments

Hoje vim compartilhar com vocês sobre este chá, seus benefícios e o que este ele promete.
Se você quer saber sobre estes assuntos vem comigo.

A oliveira é uma árvore de baixa estatura, nativa da região oriental do Mar Mediterrâneo, ela dá a azeitona como fruto, da qual se pode tirar o azeite (processo aprendido pelos homens desde a época do fim do período neolítico). Este óleo é empregado principalmente na alimentação, mas também pode ser usado como combustível, por isso, a oliveira tornou-se uma árvore apreciada por muitos povos.

A civilização minoana cultivava a planta para então praticar o comércio do azeite de oliva, o qual prosperou rapidamente. Os gregos obtiveram técnicas de cultivo da oliveira (provavelmente herdadas da civilização minoana) e também descobriram o poder medicinal da folha, assim, relacionavam a planta a significados de força e vida e a consideravam como um símbolo de divindade.


Pesquisas modernas foram capazes de afirmar as propriedades medicinais da folha da oliveira, que é capaz de contribuir com a prevenção de doenças, portanto, podendo ser usada como antioxidante, antimicrobiano, antifúngico e antiparasitário.

As empresas do ramo farmacêutico e alimentício têm incluído fortemente o uso da folha de oliveira  na produção de medicamentos, vitaminas e azeites em geral. Os benefícios trazidos pela folha são numerosos e dentre eles têm-se: desintoxicação do corpo, pois a folha contribui para a eliminação de toxinas e prevenção do problema de pressão arterial elevado.

A folha de oliveira também é usada como ingrediente principal para preparo de chá, que é comumente usado em dietas de emagrecimento por promover a redução de peso. Mas devido à suas numerosas propriedades outros benefícios podem ser obtidos com o consumo deste chá.

Benefícios



  • As folhas de oliveira são ricas em concentrações de minerais como: potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco. Esses minerais são combatentes dos radicais livres e assim agem no organismo com ação revigorante;
  • Agem na pele, prevenindo o envelhecimento precoce e estimulando o metabolismo de eliminação de gordura (chamado de efeito termogênico);
  • Previne a pressão alta;
  • Desintoxica o organismo;
  • Alivia os sintomas de cansaço, fadiga e estresse;
  • Minimiza a prisão de ventre, devido à sua alta concentração de fibras que potencializa seu poder digestivo.

Promete diminuir a barriga e rejuvenescer

Um chá que elimina a barriguinha e ainda promete emagrecer foi testado pela Universidade Metodista de Piracicaba.


O chá de folha de oliveira, a árvore que produz azeitonas, é 3 vezes mais poderoso do que o chá verde e tem 3 vezes mais potássio, magnésio, selénio, zinco, cobre e mamganês. que evitam a ação dos radicais livres e causam uma ação revigorante no organismo.

A Oliveira (Olea europaea), planta de origem mediterrânea, é amplamente cultivada em Portugal, Espanha e outros países da Europa. 
Conforme pesquisas ela estimula o funcionamento correto do nosso metabolismo e têm um forte poder antioxidante que previne o envelhecimento.


Uma das vantagens do chá de Oliveira é que ele atua de forma mais eficaz na gordura localizada na barriga.

Os estudos mostram que tomando o chá de 2 a 3 meses é possível perder 10% da cintura, e em média 6 kg, desde que combinando com uma reeducação alimentar. 
Outros benefícios do chá são: Alivio do cansaço, fadiga e do estresse.

Também como o chá tem alta concentração de fibras, ele minimiza a prisão de ventre.
Cabelos e unhas ficam mais fortes e brilhantes e a pele tem marcas de expressão atenuadas. 


As pesquisas feitas pela Universidade Metodista de Piracicaba mostraram ainda que estes resultados vêm pelo alto poder antioxidante das folhas, que estimulam o metabolismo ajudando na eliminação das gorduras, especialmente naquelas acumuladas na região abdominal.

O recomendado é que se tome o chá 4 vezes ao dia entre as refeições.

Como preparar e tomar?:
Ferva um litro de água em uma panela que não seja de alumínio.
Ao levantar fervura, despeje um punhado de folhas secas de oliveira.
Ferva mais um minuto, deixe esfriar e coe.
Faça um chá fresco a cada dia.
Não use adoçante.
Você pode também diversificar o sabor do seu chá adicionando algumas folhas de hortelã ou cascas de abacaxi. Isso não altera os benefícios.

Onde achar:
Você encontra o chá em casas de produtos naturais ou grandes mercados.
A embalagem com 30 gramas rende cerca de nove litros

Contra-indicação:
Gestantes e lactantes não devem consumir a bebida.


O que acharam?? Já testaram??Deixem seu comentário

You Might Also Like

1 comentários